Sêmen Refrigerado
O uso dos protocolos de IATF tornou possível a utilização do sêmen refrigerado (SR), em escala e com grande potencial de expansão. Nossos resultados mostram que é possível programar a coleta do sêmen de um determinado touro e inseminar fêmeas protocoladas com aumento significativo de prenhez (10%, P < 0,05), quando comparado ao sêmen congelado do mesmo touro (Silva et al., 2017; Borges-Silva et al., 2016; Crespilho et al., 2012).
Por ser uma linha de pesquisa abandonada desde a década de 40, após a descoberta do glicerol e do sêmen congelado, muitos são os questionamentos em relação aos benefícios-custos, qualidade de mão de obra envolvida, padronização do processamento, tempo de viabilidade espermática, diluidor de escolha, logística para sua distribuição, equipamentos necessários e, principalmente, índices de prenhez.
Assim, nossos trabalhos têm contribuído para o conhecimento e a melhoria dos índices de prenhez com o uso do SR, aumentando sua longevidade e facilitando a adoção em relação à logística, por exemplo. Acreditamos que o uso de tourinhos jovens, com boa avaliação genômica, aumentará a adoção dessa biotecnologia diminuindo o intervalo de geração.
Por isso é importante destacar a conscientização tanto dos produtores quando dos responsáveis técnicos da escolha do reprodutor a ser utilizado, pois devem ser escolhidos touros reprodutores geneticamente avaliados para aumentar não só a quantidade, como a qualidade dos animais nascidos.
Saiba mais sobre nossos resultados, acessando nossos trabalhos sobre o tema…
Infoteca-e: Processamento de sêmen bovino refrigerado. (embrapa.br)
- Últimas Publicações -
QUEM SOMOS
O Grupo REPRONUTRI discute os sistemas de produção pecuária aliando campo e ciência, e trazendo aos produtores resultados recentes de pesquisas que podem ser imediatamente aplicadas em suas propriedades, impactando positivamente seus sistemas de produção, contribuindo para o desenvolvimento da pecuária nacional.
Saiba mais